O que é Osciloscópio e para que pode ser usado?

A lista é monumental em termos de ferramentas que facilitam (e aceleram) o trabalho dos eletricistas. Por exemplo, uma das ferramentas mais comumente utilizadas neste ambiente é o osciloscópio.

Mas não se preocupe. Se você ainda não sabe, não se sinta intimidado pelo nome estranho. Para pôr um fim às suas dúvidas sobre este instrumento, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o osciloscópio. Definimos o que é, como funciona, para que é utilizado, sua importância e muito mais.

O que é um osciloscópio?

Como já mencionado, o osciloscópio é um dos instrumentos mais amplamente utilizados no campo da eletricidade e eletrônica. Mas o que é isso?

Basicamente, o osciloscópio é usado para visualizar as ondas de sinais elétricos e permite que seus limites (freqüência, amplitude, média, tensão positiva e tensão pico a pico, assim como vários outros parâmetros) sejam estudados.

Como funciona um osciloscópio

Para visualizar as ondas de um sinal elétrico e estudar seus limites, o osciloscópio converte esse sinal elétrico em um gráfico, exibindo uma imagem com duas quantidades diferentes. A primeira magnitude tem um eixo x e representa a estação do ano. O segundo tem um eixo y e representa a amplitude em volts.

Em alguns casos, é possível identificar uma terceira quantidade, o eixo z. Este eixo pode representar o tamanho e o brilho da tela, ou mesmo uma categorização de cores.

Nos instrumentos pulsoscópicos, os canais estão permanentemente disponíveis para a leitura de sinais elétricos. Em geral, o número destes canais é 2 ou 4, e para que a conexão entre o circuito em teste e o osciloscópio funcione, os cabos de teste devem ser inseridos nestes canais. O número máximo de canais é 8.

Para aumentar o desempenho, quanto mais canais o osciloscópio tiver, maior a porcentagem de sinais que ele pode receber em paralelo. Isto permite que o praticante faça mais em menos tempo.

Outro aspecto chave do instrumento é que, para medir corretamente os limiares, são necessárias duas visões para registrar as informações. Uma visão será reservada apenas para o sinal e a outra para os rácios.

As diferentes classificações de um osciloscópio

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os osciloscópios se enquadram em duas categorias diferentes: osciloscópios digitais e osciloscópios analógicos.

Na primeira categoria, os osciloscópios usam um conversor analógico-digital (ADC) para converter a tensão medida em informação digital.

Os osciloscópios nesta categoria também podem ser divididos em várias categorias:

  • – Osciloscópios de pulso digital (DPO)
  • – Osciloscópios de pulso DDC (DSP)
  • – Osciloscópios de armazenamento digital (DSO)
  • – DSO (amostradores de sinais digitais)

Quem pode usar um osciloscópio?

Como permite a visualização de ondas elétricas, o osciloscópio pode ser usado por qualquer pessoa apta, e para aprender a fazer diagnósticos precisos há a necessidade de fazer o curso oscilando para saber todos os passos do osciloscópio. Como explicado acima, o instrumento é utilizado principalmente por profissionais da área elétrica e eletrônica, mas também pode ser utilizado por físicos, engenheiros automotivos e até mesmo por médicos.

Para cada profissão, o osciloscópio tem funções diferentes, por exemplo, os médicos podem usá-lo para medir ondas cerebrais, os mecânicos de automóveis podem usá-lo para combinar dados analógicos de vários sensores com dados de série da unidade de controle do motor, e os engenheiros usam-no para monitorar o consumo de energia. Desta forma, o mesmo instrumento pode ser usado para muitos propósitos diferentes.

A importância do uso de osciloscópio em eletrônica

Aqueles que trabalham na indústria eletrônica sabem como é importante produzir um trabalho de qualidade no menor tempo possível. Muitos profissionais da eletrônica utilizam multímetros e scanners para este fim, mas esta nem sempre é a melhor solução para os problemas que surgem.

E é aqui que o valor de um osciloscópio se torna aparente.

Estes dispositivos têm a capacidade de armazenar imagens para exames mais detalhados no futuro e permitem que os técnicos realizem testes de diagnóstico sem ter que desmontar nenhum componente.

Tipos de medidas feitas com um osciloscópio

Os osciloscópios não são usados apenas por profissionais em várias áreas, mas também podem realizar uma variedade de medições, tais como tempo e freqüência, tensão, largura de pulso e tempo de subida, e movimento de fase.

Além disso, em sua configuração atual, o instrumento também é capaz de testar certos componentes elétricos que saem da linha de montagem.

Diferenças entre osciloscópios, multímetros e medidores de freqüência

Para os novos instrumentos, as diferenças entre osciloscópios, multímetros e medidores de freqüência podem ser confusas, sendo que os dois primeiros são mais simples.

Embora esta confusão seja comum, na verdade é bastante fácil dizer a diferença.

Enquanto os multímetros digitais (ou simplesmente DMMs) são capazes de fazer medições precisas de sinais discretos e fornecer soluções de tensão de até 8 dígitos, os osciloscópios permitem que informações adicionais sejam adicionadas aos dados DMM, fornecendo uma exibição da forma de onda mostrando a freqüência e a tensão da forma de onda.

Além disso, os DMMs não fornecem um display visual, apenas um display numérico.

Os medidores de freqüência, como o nome indica, têm a tarefa única de medir a freqüência de um sinal específico em um momento específico (este sinal pode ser mecânico ou elétrico). A unidade de medida usada nestes instrumentos é a Hertz.

Conclusão

O osciloscópio é um dos instrumentos mais utilizados no campo da eletrônica e eletricidade porque permite que as formas de onda dos sinais elétricos sejam representadas graficamente. Nesta leitura, o display do osciloscópio tem duas medidas: o eixo x representa o tempo e o eixo y representa a amplitude em volts. Em alguns osciloscópios, existe também um eixo z, que representa a categorização das cores. E para ser um profissional na área de osciloscopio automotivo você pode seguir o Kevin Madalozzo Oscilando que é um mestre e ensina o passo a passo de como trabalhar com precisão e identificar e fazer a leitura dos gráficos.

Estes instrumentos são divididos em osciloscópio digitais e osciloscópio analógicos e são utilizados por profissionais de diferentes setores para diferentes finalidades. Na indústria automotiva, por exemplo, ela é capaz de realizar diagnósticos sem desmontar componentes.

Você já conhecia este famoso instrumento? Deixe sua experiência em primeira mão nos comentários.

Veja mais:

Relação entre sociedade e a natureza que produzem as transformaçõe

Tecnologia e Sociedade no Século XXI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.